Pensamento do Mês:

Outubro pega tudo.

Outubro quente traz o Diabo no ventre.

Outubro secão, negaças de verão.

17 de novembro de 2007

Missão de solidariedade - Natal 2008

É com muito gosto que vos informo que o Prof. Benjamim também visitará o nosso blog em breve (O que poderá querer dizer daqui a 2 anos).
Antes de mais seja muito bem-vindo. Bem sei que isto pode soar a cliché mas... é boa educação.
Mais uma vez o Linho é o precursor de uma campanha de solidariedade.
Assim, este ano escolhemos o desenvolvimento de competências na área informática para idosos dos 70's como o nosso objectivo.
Veremos o nascer de um bloger.
Até 2ªfeira Professor.
Ps: Pelo sim pelo não, levo um colete de anti-balas para a próxima aula.

21 comentários:

Anónimo disse...

Professor Benjamim, muitos parabéns por ter chegado até aqui!!


A partir daqui é mais complicado , mas como não queremos que perca nada:
- clique na coluna do lado direito em caricaturas de profs e procure por si!

-clique em Fronhas do linho para as fotos das visitas de estudo!!


Tiago: trás 2 coletes na Segunda sefasfavor! obrigada!

Anónimo disse...

Minha amiga Filipa no verbo trazer é com Z.
Trás com s não existe. Com S poderá ser a palavra atrás, detrás, por detrás.
Desta vez passa mas...

Com juizinho.

Provedor do provedor do blog disse...

Caro provedor o seu esclarecimento não está correcto:
- é óbvio que a conjugação no presente do indicativo do verbo trazer, na 2ª e 3ª pessoa do singular bem como na 1ª, 2ª e 3ª do plural utilizam a forma "traz" que compõe o infinitivo. EX: (trazes; traz; trazemos;...);
- quanto à palavra "trás", o Sr. Provedor comete um erro grave ao afirmar que tal não existe. Trata-se de uma preposição: [de trás]- na parte posterior; [para trás]- para o lado posterior; [por trás]- na parte posterior; [vir de trás]- já ser antigo; ter começado num tempo passado(do Lat. trans, «além de»).
A palavra, utilizada como interjeição, poderá igualmente designar a queda de um corpo ou uma pancada.

O Sr. Provedor negligenciou a correcção de outro erro que me parece grave - "sefasfavor".
[Se fizer o favor]- [se faz o favor]- 1. serviço prestado por amizade ou amabilidade; fineza; 2. benefício; graça; mercê; 3. ajuda; auxílio; protecção; amparo;....

Desta vez passa, mas....

com juizinho!

Tiago Viana disse...

Caro Provedor do Provedor do Blog, Qd me referi à não existência da palavra trás referia-me na sequência do verbo trazer.
Contudo agradeço imenso a sua ajuda, aplicação e atenção demonstrada ao longo deste ano.
Bem haja!
Qt à negligência para a qual sou alertado referente ao "sefasfavor", tal não aconteceu por acaso.
Em Português tal como noutras línguas existem regionalismos que muitas vezes são transpostos da sua forma oral para a escrita.
A área onde a nossa colega foi criada não se diz: Se faz o favor, mas sim sefasfavor [SEFAXAVÔR]. Do mm modo diz-se na praça da terra:
Temos carapau e peixe fresco!
Qd todos sabemos que o carapau tb é um peixe apesar de ter nome de peça de mobiliário.

O Provedor do Blog

Provedor do provedor do blog disse...

De qualquer forma a acção é derivante do verbo fazer o qual, como defendeu com a palavra traz (trazer), é escrita com z e nunca com s. De acordo com a sua teoria poderia aceitar-se "sefazfavor" e nunca "sefasfavor". Tenho dito

Provedor do provedor do blog disse...

Esta missão de solidariedade que estão a desenvolver não estará a ser apresentada com demasiada antecipação? É que o natal 2007 está à porta e no de 2008...."podem ter ido todos de erasmus"

Anónimo disse...

Ói!!! (como se diz em algumas zonas do país...não na minha, eheh). O que é que se passa aqui?
Não estou a perceber nada... lol.

Anónimo disse...

Bom...eu já deixei de ir ao bar do ISLA para não voltar a ser corrigida! Estou a ver que também tenho de deixar de escrever no blog! lol

De qualquer forma é bom saber que se preocupam com o meu portugues, apresento então aqui as minhas desculpas e assumo todos os erros!

Catarina não vais ás visitas e depois queres perceber...

Anónimo disse...

Outra coisinha menino Tiago eu não fui criada, cresci, tá...e além disso não cresci nessa zona que tu dizes e sim em Bridges, ok ?!!

E para que não reste qualquer dúvida:

-criada : substantivo feminino, mulher ou rapariga que serve por soldado; empregada doméstica, do latim creáta.

Tiago Viana disse...

Menina Filipa,
portugues deve ser o Conjuntivo presente do verbo portugar:

Que eu portugue
Que tu portugues
Que ele portugue
Que nós portuguemos
Que vós portugais
Que eles portuguem

E olha que portugar não deve ser coisa boa.

Luís. disse...

já despedimos tanta gente no isla, porque não despedir o provedor do provedor do provedor do provedor do provedor do provedor do provedor do provedor do provedor do provedor do provedor do provedor do provedor do provedor do provedor do provedor do provedor do provedor do provedor do provedor do provedor do provedor do provedor do provedor do provedor do provedor do blog?!

Anónimo disse...

Apoiado!

Anónimo disse...

Já despedimos uns mas ainda faltam uns quantos. Daí o sétimo semestre, é para termos tempo de mandar mais alguns! lol

Brincadeirinha!

Lourenço disse...

Lá na terra onde há bons chouriços fala-se achim... e se fazezzz favor... andais ai com os maizz ... entre outras belas palavaras...

Anónimo disse...

Axam k podemos despedir o Zé Moita??
é k eu ja n posso mais ouvi-lo falar!!
bem, mas antes eu k o provedor do provedor do blog senão aí é k ele se passava c os erros: "gásoile", "rolles roice", "péchanger (passenger)", tratado demais triste(maastricht)"..
Epah, cala-te Zé...

Anónimo disse...

lá nas pontes (setubal) escreve-se de maneira diferente!!
:P

Tiago Viana disse...

Lá nas Bridges os putos na primária aprendem a escrever no lodo enquanto apanham ameijoa.

Tiago Viana disse...

Kikas tu tb n podes falar mt. Vens lá da little edge...

Anónimo disse...

Menino Tiago eu não fiz a primária nas Pontes, fiz em Setúbal!!!


Kikas cá nas Pontes fala-se de maneira diferente sim, mas não dizem aquelas calinadas que o Zé Pantera dá!! Mas também eu ás vezes até o entendo, com uma cadeira de TST com matéria que não lembra nem aos putos da primária das Pontes quanto mais a alunos do ensino superior!

Anónimo disse...

olha la oh Ivo Tiago eu n sou da little edge!!
olha, é verdade... ja viste a vida de Bryan??
ahahahahaha!!

Anónimo disse...

Se quiseres posso emprestar-te.
Assim já podes deixar de ver os DVDs dos malucos do riso e dos batanetes
Tens de perceber Kikas, há humor pra lá dos Batanetes

ahahahahhahah