Pensamento do Mês:

Outubro pega tudo.

Outubro quente traz o Diabo no ventre.

Outubro secão, negaças de verão.

21 de setembro de 2007

Reunião - Delegados - Vertentes

A reuniao foi cm o dr. Ricardo, dr. Atanásio e dra. Maria do Rosário e o assunto foi : a questão da divisão das linguas de acordo cm a vertente, e a escolha das optativas (k vai ter lugar no 6º semestre qud tb formos escolher a vertente).
Bem, no k diz respeito à questão das linguas a direcção fez o k nóss pedimos. Dividiu as linguas de acordo cm as vertentes, isto é, os alunos de informação e gestão vão ter as linguas em separado. Isto vai começar ja neste semestre.
Em relação às optativas... Ponto da situação: durante os 3 anos de curso tem k se acumular 24 creditos em optativas mas nós ( quem tiver feito as cadeiras de Sociologia do Lazer, Estruturas Turisticas, Turismo em Portugal e Técnicas de Expressão Oral e Escrita do 1º ano) ja temos 14 feitos. FALTAM-NOS 10 CRÉDITOS. Estes 10 creditos vão ser divididos pelo 6º e 7º semestre: 8 creditos no 6º e 2 no 7º. A direcção convocou a reunião essencialmente para divulgar as decisoes tomadas no âmbito das linguas mas tb pq querem saber quais as optativas que os alunos da vertente de GOT vao escolher, isto para eles terem tmp de organizar tdo antepadamente e tb para conseguirem o tal horário certinho k nós pedimos.
Vertente de Informação Turistica: O isla n pode mexer no plano curricular, isto é, nao pode tirar nem acrescentar cadeiras obrigatorias mas tem uma margem de 10% para interferir na lista das cadeiras optativas. E foi o k fez. Para compensar os alunos k vao escolher a vertente de IT, criou as seguintes cadeiras optativas: GEOGRAFIA INTERNACIONAL (2 creditos) , HISTORIA DE ARTE CONTEMPORANEA (6 creditos) e PATRIMONIO CULTURAL (2 creditos). Aos olhos do ministerio o plano curricular é legal mas internamente os alunos da vertente de IT vão ter k escolher no 6º semestre HA Contemporanea e Patrimonio cultural (total 8 creditos) e no 7º smestre Geografia Internacional (2 creditos restantes), ficando assim estas cadeiras com um cariz obrigatorio. Isto foi criado e pensado para compensar o facto das cadeiras de Geografia, Historia Geral da Arte, Historia de Arte em Portugal e Etnografia e Gastronomia Portuguesa terem passado pa semestrais.
Vertente de Gestão de Operadores Turisticos: Para aqueles k vao escolher esta vertente, tal como já disse, o isla precisa de saber ja ou no inicio das aulas as optativas k vamos escolher pa conseguir fazer um horario minimamente coeso. Para k tal aconteça, tem k haver algum consenço na escolha das mesmas. Cada um é livre de escolher o k kiser mas se for assim n vai ser possivel termos um horario maioritariamente de tarde. Então, com base nos creditos k temos que fazer (8 no 6º sem e 2 no 7º sem) a direcção e eu, filipa, seleccionámos as cadeiras mais impts para nos. Se tds nós escolhermos dentro das cadeiras k nos são recomendadas será mt mais facil po isla fazer um horario só de tarde.
No 6º semestre, pa fazermos 8 creditos, foram escolhidos os seguintes 4 conjuntos de cadeiras: GESTÃO HOTELEIRA E QUALIDADE DE SERVIÇO + LIDERENÇA E GESTAO DE EQUIPAS + GESTAO DE EVENTOS OU GESTAO HOTELEIRA E QS + ETNOGRAFIA E GASTRONOMIA PORTUGUESA OU GESTAO DE ALIMENTOS E BEBIDAS I + GESTAO DE EVENTOS OU TECNICAS DE GUIA E CORREIO TURISTICO + GESTAO HOTELEIRA E QS Cada aluno só poderá escolher 1 conjunto. Para ser sincera, estas são msm as cadeiras mais impts e interessantes.
Nao me parece k alguem queita ter Finanças ou Matematica Discreta, lol. No 7º semestre, para fazermos 2 creditos foram escolhidas 3 cadeiras: GEOGRAFIA INTERNACIONAL PATRIMONIO CULTURAL GESTAO DE RECURSOS HUMANOS Cada aluno só poderá escolher 1 cadeira. Ganda testamento lory! Bem, axo k vou msm precisar de ti e da bia ;o) Temos k falar cm tds os nossos colegas, e qud digo tds é msm tds, pa saber o k vão escolher. A direcção só precisa de saber qual o conjunto ou conjuntos escolhidos e tb, no caso do 7º semestre, a cadeira ou cadeiras escolhidas pa se organizar. Temos k fazer uma votação. Dps a incrição propriamente dita é cm o isla. Queria por isto no linho mas n sei cmo se faz! lol Podemos combinar uma tarde destas pa nos encontrarmos no isla e decidir cmo vamos fazer isto. 2ª ou 3Fª?
Abraços e beijinhos

9 comentários:

Anónimo disse...

segunda ou terça a que horas?

e não se esqueçam que nem toda a gente está cá, como o Tigas (quem é amigo, hum?) e as meninas de erasmus..

no entanto, se a malta começa para aqui a debitar no linho é alta confusão..

quem não está cá e não aparece no linho digam a eles para vos mandarem mail.

inté

Anónimo disse...

Pois e cultura portuguesa?

Anónimo disse...

Eu gostava era de saber a lógica de uma cadeira de história de arte contemporanea quando nós ficámos pelo renascimento!! Como se fosse possivél compensar as lacunas que já temos com apenas um semestre... e já agora é hac em Portugal ou geral?

Geografia internacional? Não entendo porque se só podemos ser guias em Portugal não percebo a utilidade. Quanto muito geografia de Portugal!

Qual é a vossa opinião?

Anónimo disse...

Eu estou na 2ª feira às 14h a fazer exame de DTA e qd me despachar vou ter convosco.
3ª já n dá.

Anónimo disse...

Oi Oi
Bem... vamos la ver, parece k agora as coisas ta mais estruturadas, finalmente. Por mim so posso na 2f, de ser p marcarmos p 2f seria optimo =).
Bjinhos p tds*
Tania

Anónimo disse...

Eu 2F tenho oral de ingles ás 16h ...não a que horas me despacho , mas se me despachar cedo vou ter convosco...gostava era de saber onde!

Joao666 disse...

podia me me mandar e-mail com o post para eu ter tempo de ler ?? tou aqui cm pressa na net!!

Lourenço disse...

hEY MALTA! dava mm jeito combinar-mos isto como deve ser! lol

2ª??

á tarde no isla vão aparecendo

Anónimo disse...

N sei se xegaram a encontrar-se... desculpem n ter aparecido, mas n tenho tido net e por isso tenho andando um pouco afastado do linho e so vi os vossos comments agr. Pedi ao loyr para "postar" akele testamento sobre a reuniao de delegados à qual eu fui SOZINHA, lol. Tadinha de mim, abandonaram-me!! Bem, axo k é melhor falarmos cmo deve ser e esclarecermos as duvidas qud as aulas começarem pq por aki é alta confusao. Beijinhos pos meninos e abraços pas meninas!