Pensamento do Mês:

Outubro pega tudo.

Outubro quente traz o Diabo no ventre.

Outubro secão, negaças de verão.

7 de julho de 2007

A História da Arte..

Ora esta história tem muito que se lhe conte e pessoas como eu, que quando estão a estudar passam o tempo todo a ouvir musica ou a levantar-se para ver como está o computador, quem está no messenger, que música será esta, que até é gira? Etc...Etc...Etc...
Hoje, passando os apontamentos de História da Arte descobri um padrão nos professores dessa tal disciplina: Parece que eles, quando vêm uma coisa que gostam muito ou sobre a qual estudaram que se fartaram não saem desse tema, nem que nós lhe digamos mil vezes que estamos fartos daquilo!..

Ora veja-se:
Primeiro Semestre..Prof. Maria João Grilo..Acho que ela tinha uma tese sobre o raio da Capela ou Túmulo lá dum tal Jaime, esse 1º Cardela Português..Note-se que passámos mais de metade do semestre com isto!Aqui está a imagem para as pessoas mais distaridas..Lembram-se?
Segundo Semestre..Prof. Francisco Jesus (se não estou em erro)..Ele é de Coimbra e tem muito orgulho nisso, certo? Deve saber mais daquela Sé do que eu sobre a minha própria casa..O que foi que estivemos a ver mais de metade so semestre (ou pelo menos uma boa parte dele?)? Imagens e informações sobre a Sé de Coimbra..Aqui está também a imagem para os mais distraídos..

Ora então denote-se o padrão!
Espectacular, hem?!

29 comentários:

Anónimo disse...

E a Igreja de Santa Cruz de Coimbra ? Ele estava sempre a falar dela!!

Anónimo disse...

Por acaso tb já tinha reparado nisso.
Em relação ao prof. não tanto em relação à Sé de Coimbra mas aos locais q estudou.
Algo que me surpreendeu foi o facto de pouco de se ter referido a Lisboa, Sintra e até ao Porto.
Curioso por que são exactamente os locais que nós iremos visitar no futuro sobretudo Lisboa.
Algo que me deixou preocupado foi que n temos descrições de alguns monumentos património mundial.
Enfim... o habitual.
Vai ser uma maravilha no dia 12.

Anónimo disse...

eu, nem sempre estava atento às aulas (BLAME ME!), mas sempre que ouvia qualquer coisa era sobre Coimbra ou algum monumento de Coimbra..

Vai ser bonito, vai!!

Anónimo disse...

Eu nem sei por onde começar.
Vou lêr as caracteristicas dos estilos no geral e depois lá vou vêr se pego nos monumentos.
Nem livro tenho

Anónimo disse...

eu nem apontamentos tenho...se n fosse a santa barbara n sei n...mas n pensei q eu n tentei ir as aulas..eua te fui a algumas...mas o home tem um dialecto proprio...e por muito que me esforça-se n percebia nada do q ele dizia...ainda pra mais em versao acelarada...e n, né por ser de terras vizinhas...é mesmo pk ele eh imposivel de se entender...tou errada?

Anónimo disse...

nem estas muito enganada, metade dos meus apontamentos estão cheios de ? ? ? ? porque me perdia enquanto o prof falava

ainda o facto que os livros recomendados pelo prof na bibliografia estarem esgotados

Luísa disse...

Pelos vistos n sou so eu q ando um bocado a toa com o proximo exame...eu n sei por onde começar a estudar, o k tenho q estudar, etc...Help me PLEASEEEEEEE!!!

Anónimo disse...

o prof. disse qual era a matéria que saía? não é tudo, pois não?

Anónimo disse...

Já olharam bem para os professores que temos??????????

Pensava que na faculdade se aprendia mais, se trabalhava mais, tanto alunos como professores...!!

Afinal não!!

Estou tão desiludida, sinto-me mesma enganada, sinto que estão a gozar com a minha cara, e que só veem números, SÓ TEMOS DE PAGAR, PARA EM TROCA RECEBERMOS...NADA!!



Desculpem lá o desabafo, mas estou tão revoltada, e desmotivada!!

Anónimo disse...

ya, ajudem lá! o k é k sai? todos os estilos? so alguns? arquitectura, pintura, escultura????!!!! HEEELPPPP!!!!

Anónimo disse...

Eu acho que me lembro de ouvir o prof dizer que ia dar mais ênfase à arquitectura....agora não sei!!!

Catarina Vieira Dias

Daniel disse...

Eh pá vocês também passam o tempo a protestar com tudo. A Professora Maria João Grilo não prestava (???)... ala com ela daqui para fora! O professor Francisco Jesus só fala de Coimbra, tem uma pronúncia chata, fala a 100 à hora... PUXA!!!! E nós? Será que somos assim tão perfeitos. O homem dá as linhas gerais e a nós cabe aprofundar um pouco a coisa. Não é que eu ache que as aulas não poderiam ser ministradas de outra forma, mas, não se esqueçam que a culpa de somente ter pegado na turma com a procissão já no adro não será dele concerteza. Quanto à bibliografia por ele apontada encontra-se na biblioteca mas eu sei que dá um bocado de trabalho consultá-la. Eu também ando um bocado aflito com esta cadeira, mas não é por causa do sotaque do homem concerteza. É que me assusta um bocado o facto de ter de descrever minuciosamente as campanhas construtivas de imensos monumentos. Mas aí a culpa é inteiramente minha pois há muito que poderia ter começado a elaborar o plano de estudo com os tópicos análogos aos estilos e monumentos e suas variantes. Mas lá vem o laxismo que nos levou à ruína noutros reinados e andamos todos num ai ai. Por acaso esta turma tem uma coisa bem engraçada: temos uma colega que é a Barbara, e, pelo que me vou apercebendo, ouvindo e lendo em comentários aqui postados é que o que vai valendo são os apontamentos da Barbara - faz-me logo lembrar que quando há trovoada se lembram logo de Santa Barbara; mas que raio!!! Porque é que não têm os mesmos apontamentos que a Barbara. Terá ela o monopólio da aula coimbrã. Parece-me que não, mas eu sei... a culpa é do professor.

Anónimo disse...

A minha opinião:


eu pessoalmente não gosto das aulas dele, para o sotaque não estou nem aí, acho até que é argumento sem nexo!!
Não me cativa, não acho de forma alguma que ele domine a matéria, no inicio até pensei que era por não ser a área dele mas fui assistir a aulas dele do 3º ano ( que já estavam bem mais á frente) e são iguais ás nossas ou piores, e não é só a nossa turma que anda á deriva e que não gosta das aulas dele!!

A sensação que me dá é que ele caiu ali de páraquedas e que nem sequer sabe o que é dar aulas para turismo!



Eu pago e acho que tenho o direito de ter alguéma leccionar que entenda do assunto, que nos explique e não complique com vocabulário para artistas porque é isso que ele faz, dá aulas para artistas!! Não menosprezando os artistas, mas eu sou aluna de turismo!

Em muitas aulas quando lhe perguntávamos quaquer coisa e ele não sabia responder, ou então dizia sim acho que sim!!

E lembram-se daquelas aulas em que ele limitava-se a descrever a imagem!?!!

No meu anterior comentário a minha revolta não é contra este professor, mas contra o ISLA em geral, contra os docentes em geral excepto algumas excepções!!

Contra a adaptação do Bolonha, no nosso caso transição!!

Só uma achega, para quem estiver interessado vão ao site do estoril e vejam como é que eles se adaptaram ao bolonha!!

É uma vergonha porque pelo menos em relação á história da arte nós vamos com grandes lacunas, que duvido que se consigam recuperar!!

Para pagarmos tem de ser até dia X, e escolher as opcionais que eles querem que nos escolhamos, mas quanto á nossa formação não estão nem aí!! O único professor que para mim se adaptou ao bolonha foi o prof. de história!

Falei há poucos dias com uma aluna que saiu do ISLA o ano passado e que me disse que achava que estava mal preparada para o mundo do trabalho, que gostava que lhe tivessem exigido mais, agora imaginem nós.....



Esta é somente a minha opinião pessoal!!

Anónimo disse...

...tipo....nao se fiem pelos meus apontamentos...lol é k eu na maioria das vezes apenas escrevia o k o prof dizia (confesso k no inicio tb n o percebia bem mas fiz um esforço...) sem seker perceber metade!!lol o pessoal k tirava fotocopias vinha ter comigo e perguntava-me o k eu keria dizer com isto ou akilo e eu nunca sabia responder. Apenas keria ter o k o prof dizia e agr em casa é k vou tentar descobrir o k ele ker dizer. Por isso já sabem...
Mesmo k possa nao parecer eu tb (como pelos vistos muuuuitos outros) tou completamente à nora com esta materia e nao faço a minima por onde pegar.
Esperemos k pelo menos tenhamos o exame no auditorio...dá pa copiar bem loool
Bem whatever will be, will be! A unica coisa a fazer é tentar...o pior k nos pode acontecer é chumbarmos e termos k ir a exame em Setembro...nao é propriamente o fim do mundo apesar da ideia nao me agradar!

Beijinhos pra todos*****
E bom estudo...dentro dos possiveis..

Babs (mais conhecida como a "Santa Bárbara")

Anónimo disse...

Acho que o sotaque n é razão pra nenhuma desculpa.
A forma como a matéria foi dada, o discurso e o facto de termos ficado no 4 do programa devia-nos preocupar e pedir responsabilidades ao Isla.
Qt à troca... pelo menos chaega a horas

Anónimo disse...

Tiago eu concordo em pedirmos responsabilidades ao ISLA acerca desta e doutras situações! Será que podemos falar acerca disso amnhã na reunião?

Anónimo disse...

quando não se percebe os próprios apontamentos é caso para dizer OH MY FUCKING GOD!!

Este mundo está perdido..NÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃÃO!!

Anónimo disse...

e só mais uma coisinha..Porque raio está ali "o maior da sua aldeia?"

Rodolfo C. disse...

O maior da sua aldeia é porque o homem é o maior da aldeia (Coimbra) Luís!
Desculpem lá interromper com parvoíces...

Mas já agora eu olhei para os slides, vi os estilos e foi à bendita wikipédia... Já tenho papéis pra ler mas será que é aquilo????

Tiago Viana disse...

Essa é uma das coisas sobre as quais temos de falar seriamente.
Sugiro, tal como já vos tinha dito no fim do 1º ano que fossem ao site do Estoril para verem o que é um curso bem estruturado e virado para a formação do aluno.
Depois venham-me com a conversa de que a razão pela qual no Estoril passam mais de 90% na prova de aptidão profissional e aqui 33% é porque há favores. Não é por isso.
É porque estão bem formados, mm com coisas más que tb têm de certeza.

Anónimo disse...

Nao quero estar a defender nada mas ng, qunado entrámos no isla sabiamos à partida que o curso abrangia:GESTÃO TURÍSTICA,INFORMAÇÃO TURÍSTICA,GESTÃO DO LAZER E ANIMAÇÃO TURÍSTICA, cursos independentes no estoril, como eh normal um curso que abrange um pouco de tudo...nao pode ser tao aprofundado como outro que eh mais especifico, agora se n tao satisfeitos...pensem que talvez o problema possa ser vosso...se calhar voces é que nao trabalharam o suficiente em casa para ter os resultados correctos...pk...Bolonha pretendia que o trablho fosse feito pelos alunos.daí haver menos carga horaria...ou nao sentiram q trabalharam mais em frances e historia do que o ano passado? eu pelo menos sim...

Anónimo disse...

"La no ceu vai uma nuvem todos dizem: "bem a vi" todos falam e murmuram mas ninguem olha para si!!!!"

Anónimo disse...

posso dar uma sugestão? o prof deu um site na aula não sei se já visitaram... tem um inventário com a descrição dos monumentos...

http://www.monumentos.pt/Monumentos/forms/002_B1.aspx

pode ajudar...

Anónimo disse...

acho que é por lá que ele se regula

Anónimo disse...

Eu so quero é ver se o pessoal chumba agr e novamente em setembro, e tem que repetir pr o ano, vai ver-se a braços com o mm dilema, pk provavelmente o prof será o mm.... Duas palavras: ME-DU!

Anónimo disse...

Não percebo porque é que as pessoas não assinam o que escrevem...

Penso que o que foi hoje falado foi muito importante e espero que consigamos o que queremos.

Beijinho bom :-p

Catarina Vieira Dias

Anónimo disse...

Pois também não percebo porque é que não assinan os comentários....

Quanto ao colega anónimo, quando diz que quando entrámos já sabiamos para o que vinhamos é mentira , porque quando nós estramos não era este o plano do curso e todos sabem bem disso!!

Concordo que o que foi hoje falado é muito importante, para todos , senão daqui a uns anos ( e pelo andar da carruagem devem ser poucos) um diploma do ISLA, vale o mesmo que um diploma da Independente ou de uma universidade de vão de escada!!
Já faltou mais!!

Beijinhos

Luís. disse...

Ah ganda post!!!!

Tiago Viana disse...

Caro colega anónimo,

Eu quando entrei para o Isla, entrei para o curso de Turismo onde escolheria vertente de Informação Turistica.
Tinha 1 ano nas cadeiras que são importantes para a minha vertente e uma carrada de cadeiras que só estavam no meu plano curricular porque o Isla decidiu à cerca de 6 anos deixar de ter bacharelatos e como tal injectou cadeiras sem qq nexo para justificar um 4º ano que lhes servia os interesses económicos (mais um ano de propinas por cada aluno é aliciante)
Qd devido a Bolonha se pôs a hipótese de passarmos a 3 anos, a faculdade teve uma excelente oportunidade de repor o plano curricular que nunca devia de ter deixado.
Acontece que os critérios de elaboração não foram a qualidade de formação dada mas sim o interesse económico do grupo.
A base de elaboração de um plano curricular deve ser sp o que é necessário à formação destes alunos
e dp o estabelecimento de ensino adapta-se e não o contrário.
N é o plano curricular que se tem de adaptar aos interesses do ISLA.
Se as coisas continuarem assim, estamos a correr o risco sério de qq dia o nosso curso de turismo valer o mm que um da independente.
A credibilidade de uma faculdade constroi-se ao longo de décadas mas bastam 1 ou 2 anos para a destruir e dp o teu canudo vale zero.
Se continuarmos passivos vamos ter graves problemas no futuro.
Nós n estamos aqui de graça e o ISLA n nos faz nenhum favor em melhorar o plano curricular.
Se calhar faz um favor a ele próprio.