Pensamento do Mês:

Outubro pega tudo.

Outubro quente traz o Diabo no ventre.

Outubro secão, negaças de verão.

4 de dezembro de 2007

E ainda querem aderir à UE?!



ATENÇÃO!!!
Desde dia 1 de Janeiro de 2007, a Turquia tem uma nova moeda, a "nova lira turca" (Yeni Turk Lirasi), que substitui a lira antiga bastante desvalorizada e pela qual tiraram não menos de 6 zeros
Quando se olha para a nova lira, nota-se logo que se parece estranhamente com a nossa moeda de 2 euros. Se comparar estas 2 moedas, constata-se que têm exactamente a mesma aparência (uma parte de cobre central rodeado por uma parte de niquel), tendo sensivelmente o mesmo tamanho.
A face da moeda, tem como muitos euros, 1 cabeça desenhada (neste caso trata-se de Ataturk, como a dos euros mostrando o rei de Espanha, o rei da Bélgica…). A única diferença é que no lugar de 2 dos 2 euros tem 1 e é semelhante ao 1 das moedas de 1 euro. Esta lira turca é uma imitaçao juridicamente inatacável da moeda de 2 euros.
Ela vale apenas 0,4 euro (e na Europa não tem qualquer validade, ou seja não vale mesmo nada).
Apenas permite dar troco, fazendo assim lucros substanciais.
Por enquanto, estejam atentos, verifiquem bem que as vossas moedas de 2 euros, não se tratam de liras turcas, porque já começaram a circular.

4 comentários:

Luís. disse...

e esta, hem, doc?

Anónimo disse...

Já n chega kererem entrar há 20 anos para a UE, agora também imitam as nossas moedas. Será que isto é uma tentativa de "entrar" no mercado europeu?
Temos que perguntar ao prof de Economia Portuguesa e Europeia.
Mas depois de ler este "post vou começar a prestar mis atnção ao meu dinheiro.
Many thank Toupeira.

Daniel disse...

Vocês são mesmo a noite da má língua. Esta moeda surgiu apenas para pagar o vencimento do Dr. Atanásio. Surge como última alternativa de subjugar quadros qualificados a baixos salários praticados por países que, à imagem de Portugal, despoletam um efeito redutor sobre estes, reflectindo uma imagem muito própria de austeridade, hipocrisia e desrespeito pelas "mais valias" enquanto seres activos. Ainda estou à espera da "tal" exposição defensora da entrada da Turquia na UE,... pois nem a cópia de tão apregoado livro me chegou às mãos.
Não quero, no entanto, efectivar e alicerçar a minha posição sem escutar o contraditório. Longe de querer, simpaticamente, posicionar-me ao lado de uma ideologia que defendo,...longe de assumir uma postura ditatorial.

Lourenço disse...

ehhh bandidosss!!! ai os turcos!!