Pensamento do Mês:

Outubro pega tudo.

Outubro quente traz o Diabo no ventre.

Outubro secão, negaças de verão.

14 de dezembro de 2008

Resumo da Conferência

“É preciso reforçar o empreendedorismo dos jovens”- Secretário de Estado do Turismo
Sónia Gomes Costa12 de Dezembro de 2008, in PUBLITURIS

“O ano de 2009 será difícil, o que implica um esforço colectivo, dinâmica e preserverança de todos. É preciso reforçar o empreendedorismo dos jovens, apostamos e contamos com isso”, declarou Bernardo Trindade na conferência que teve lugar ontem no ISLA, uma iniciativa de Daniel Afonso, finalista da licenciatura em Turismo. O encontro teve como mote “Novos desafios do marketing turístico face à crise económica global” onde foram apresentadas conclusões com base nas experiências de cada um dos oradores convidados.Luís Correia da Silva, presidente do conselho de administração da Groundforce e sócio-gerente da Think Tur, abriu a conferência com os “Novos desafios do Marketing Turístico e a importância das parcerias público-privadas na promoção turística”. Na sua apresentação falou essencialmente da evolução recente do “cluster turismo e lazer”, que durante anos foi resiliente na crise, e que “pela primeira vez no nosso sector sentimos que vai ser mesmo difícil resistir. Mas de certeza que surgirão novos desafios para o marketing turístico”. As alterações sócio-demográficas e comportamentais nos mercados emissores, assim como o perfil dos “novos turistas”, ou o impacto da crise no transporte aéreo foram alguns dos aspectos que realçou. Luís Correia da Silva acredita que as formas tradicionais de marketing turístico como campanhas ou anúncios, estão ultrapassados e são insuficientes na promoção turística: “isto porque a decisão do turista relativamente à escolha da viagem e do destino está cada vez mais próxima da data da sua realização. A antecedência está fora da realidade do mercado, e a isso se deve a incerteza e instabilidade actuais”. De acordo com o responsável, esta realidade obriga ao desenvolvimento de novos instrumentos, conteúdos e timmings do marketing e da comunicação turística. A terminar defendeu a importância das parcerias público-privadas considerando que as ARPT’s “deveriam ter um maior peso na estrutura e organização das entidades privadas, na comunicação destas para o estrangeiro. Temos de ser cada vez mais eficientes, competitivos e dirigidos nas nossas campanhas de marketing e promoção do destino e empresas nacionais lá fora”, rematou.
Seguiu-se-lhe Miguel Júdice, presidente do grupo Lágrimas Hotels&Emotions, que falou sobre o empreendedorismo jovem lançando um repto incentivador de motivação aos alunos presentes para que pensem não só enquanto uma saída profissional mas também como uma atitude a adoptar mesmo que a trabalhar por conta de outrém. “Os jovens precisam de ferramentas de apoio, financiamento e ‘mentoring e coaching’ de quem tem experiência”, disse.
Luís Araújo, administrador do grupo Pestana fez a sua intervenção sobre a importância da formação do capital humano no sector turístico. De acordo com o responsável, as pessoas, os colaboradores devem ser encaradas como peças essenciais no puzzle turístico, já que são os elementos diferenciadores, com capacidade para enriquecer as experiências dos turistas, e fidelizar os clientes. “O nosso sector é das pessoas para as pessoas, sobretudo na hotelaria”, salientou equanto exemplificava a experiência do grupo Pestana. Formação, fidelização, especialização, diversidade e objectividade são as linhas mestras do grupo com os seus colaboradores.
O secretário de Estado do Turismo encerrou a conferência no ISLA sublinhando a importância dos recursos humanos no turismo e lembrou a aposta do Executivo no novo modelo de autonomia e gestão das escolas públicas, ou a formaçao on-jobs que em Janeiro de 2009 vai contar com 140 unidades hoteleiras, entre as quais o Pestana: “Queremos continuar na senda de crescimento e investir na formação”. O grande objectivo do SET é reforçar as parcerias público-privadas em várias áreas do turismo, desde a formação à promoção: “Esperamos que a iniciativa privada aproveite o que o Governo decidiu criar com esta dinâmica”.
Saiba mais na próxima edição do Publituris.

3 comentários:

Anónimo disse...

Contnuo à espera do meu certificado

Bia disse...

Gostei muito da tua iniciativa Daniel. A conferência correu muito bem, adorei as exposições dos convidados. Uma vez mais te parabenizo! (Esta palavra existe em português do Brasil mas como vem aí o acordo ortográfico pode ser que se passe a utilizar cá)

Daniel disse...

Achei que merecíamos um evento à altura da nossa turma. Obrigado pela vossa presença.