Pensamento do Mês:

Outubro pega tudo.

Outubro quente traz o Diabo no ventre.

Outubro secão, negaças de verão.

2 de dezembro de 2006

Diário de Kikas



Querido Diário,

Hoje é o Dia da Restauração. Eu nunca liguei a este feriado e nem sabia do que era, mas gostava dele porque fica perto do Natal e normalmente vou às compras com a mamã.
Mas agora ando na faculdade e tive uma professora que me disse que temos de saber de tudo um pouco. Então decidi perguntar aos meus colegas e eles disseram-me é o feriado da Restauração.
Eu acho muita fixe haver um feriado para isso. Eu agora tenho História da Arte e nós temos falado na restauração das coisas. É muita fixe vêr aquelas Casas Apalhaçadas e aqueles Solários do Norte do país. Mas o que eu gosto mesmo é dos Castelos...AIIIIII, se um principe me fosse buscar a uma daquelas janelas como nos filmes... e naquela altura os palácios ainda não tinham elevador... Devia cansar bué!
Mas quanto ao feriado...Acho que tudo começou em 1640 quando um Rei decidiu que se tinha de restaurar os monumentos que já estavam muito velhinhos. É por isso que se chama o feriado da Restauração. A partir desse dia o povo passou a restaurar a torto e a direito.
O outro Rei era Espanhol e era muito forreta, e não queria gastar dinheiro a fazer obras, mas depois o D. João IV que tinha sido oleiro em Bragança, pensou que o melhor era mandar reconstruir as coisas. Ficou o Rei Restaurador. Até há uma Praça em Lisboa que se chama Restauradores, porque povo vinha no comboio a vapor da linha de Sintra e ía trabalhar pros andaimes.
Não sabias esta parte da História de Portugal, pois não?
É fixe andar na faculdade!
Até amanhã.

Tigas

3 comentários:

Anónimo disse...

casas apalhaçadas???lololol

Bia disse...

LOLOLOL
Mas houve um castelo que a rainha não gostou muito, mas o rei disse que tinha sido por bem...

Anónimo disse...

duuuuuuuuuuuhhhhhhhhhhhhhhh bia...
afinal ainda sabes menos do k eu..;p
ass.:kikas